Encontro de Outono com Marina Régia Saraiva

A psicanalista Marina Régia Saraiva
Neste encontro, realizado no dia 8 de fevereiro de 2014 no Núcleo Granja Viana-SP da Fundação Joseph Campbell, a psicanalista Marina Régia Saraiva aborda a primeira parte do livro "Máscaras de Deus -- Mitologia Oriental", de Joseph Campbell, explicando a visão do mitólogo estadunidense sobre o diálogo mítico do Oriente e Ocidente.

Os participantes da primeira roundtable de 2014
Além de fazer uma síntese do capítulo, a psicanalista discorreu sobre algumas relações entre a visão freudiana e a mitologia. Ela citou Campbell, dizendo: "Na doutrina clássica indiana das quatro finalidades para as quais se supõe que os homens vivam e lutem -- amor e prazer (kâma), poder e sucesso (artha), ordem legal e virtude moral (dharma) e, finalmente, libertação da ilusão (moksa) -- notamos que as duas primeiras são manifestações do que Freud chamou de "princípio do prazer", impulsos primários do homem natural, resumidos na fórmula "eu quero". No adulto, de acordo com a visão oriental, esses impulsos devem ser dominados e controlados pelos princípios do dharma que, no sistema clássico indiano, são estampados no indivíduo pela instrução outorgada por sua casta. O infantil "eu quero" deve ser dominado pelo "tu deves", aplicado socialmente (não determinado  individualmente), o qual se supõe ser tão inerente à ordem cósmica imutável quanto o curso do próprio sol" (CAMPBELL, 2008, p. 26).

A fotógrafa oficial, Amanda de Paula
Segundo Marina Régina, "a mitologia fala de aspectos psicológicos. Freud percebeu, portanto, uma realidade pré-existente." Na oportunidade, a psicanalista lançou seu novo livro, Deusas da Lua: o eterno feminino (Edição de autor, 2014). Mais informações sobre a obra podem ser obtidas com a autora por meio de seu Facebook (www.facebook.com/marinaregia.saraiva).

O minivídeo sobre o encontro já está disponível. Para vê-lo, clique aqui ou acesse diretamente o link http://youtu.be/X0uDN7iCqtk .

O próximo encontro do Núcleo Granja Viana-SP da Fundação Joseph Campbell será realizado em 10 de maio de 2014, das 14h às 17h, na Igreja Santo Antonio (Rua Santo Antonio, 486, Cotia, SP). O tema será a parte II do livro As Máscaras de Deus: Mitologia Oriental, As Mitologias da Índia.

Referência
CAMPBELL, Joseph. As Máscaras de Deus: mitologia oriental. 6a. ed. São Paulo: Palas Athena, 2008.


Comentários