quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Notas sobre o primeiro encontro de 2011

Foi muito animado o primeiro encontro de 2011, realizado no dia 12 de fevereiro.

O ponto alto foi a explanação da docente Vilma Paschoa, professora de classe do Colégio Waldorf Micael, sobre a relação entre os contos de fada e a pedagogia idealizada pelo filósofo austro-húngaro Rudolf Steiner (1861-1925). "As crianças pequenas gostam de ouvir histórias, de preferência sempre contadas da mesma forma. Caso contrário, elas rapidamente advertem o contador do deslize", lembra.

Segundo Vilma, a partir do primeiro ano escolar, as crianças ainda vivem em ambientes imagéticos, daí a importância do emprego de desenhos e aquarelas na sala de aula. No segundo ano entram em cena as fábulas, com seus elementos mais humanos -- como a esperteza dos animais.

No terceiro ano são introduzidas as mitologias, com suas imagens profundas que falam diretamente à alma infantil. A parti daí, a criança exercita de forma gradual, a cada ano, o pensar lógico, que culminará na fase adulta.

A nutrição propiciada pelas histórias, contudo, é vital em todas as fases da vida. "No século 21, não somente as crianças, mas também nós, adultos, enfrentamos muita carência deste alimento sutil proporcionado pelas narrativas", explica Vilma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário