segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Feliz Natal e Próspero Ano Novo/Merry Christmas and a Happy New Hear




É com alegria que realizamos este ano os nossos quatro encontros anuais, debatendo o livro "Deusas, os mistérios do divino feminino", de Joseph Campbell.

Em 1o. de abril tivemos a oportunidade de ouvir Leda Maria Pirillo Seixas, professora do curso de Psicologia da Faculdade de Ciências da Saúde (PUC-SP), que nos lembrou que abordar as noções de masculino e feminino em nossa sociedade continua sendo tarefa complexa.  Clique ali para ler o texto

Em 17 de junho, conhecemos o trabalho sobre patriarcado, matriarcado e alteridade da psiterapeuta Ana Maria Galrão Rios (PUC-SP), que nos encantou com seus estudos sobre o feminino por meio da representação da imagem divina nos desenhos infantis. Clique aqui para ler o texto. 

Em 19 de agosto de 2017, aprendemos com Maria Cristina Mariante Guarnieri (Ijep) que as imagens arquetípicas podem ser compreendidas como retalhos de uma mesma colcha, a do inconsciente coletivo, e que os mitos são as bases de nossa estrutura psíquica.  Clique aqui para ler o texto. 


Finalmente, em 25 de outubro, ouvimos Robert Walter, presidente da Fundação Joseph Campbell, dos Estados Unidos, que nos fez entender melhor o trabalho das roundtables no contexto da JCF. "Como os cavaleiros da távola redonda, vamos em direção aos desafios cotidianos e é bom ter um local para retornarmos e contarmos nossas aventuras", disse ele, referindo-se à importância da rede de roundtables à que a da Granja Viana está conectada. Clique aqui para ler o texto


Depois de um ano tão rico, chega o momento agora de pararmos para celebrar uma das mais importantes tradições do mundo cristão, o Natal, ou das festas de final de ano para quem não segue esta tradição, e, assim, recarregar as baterias para 2018. 

Que ele seja de muita bliss e bless para todos!

Com um abraço forte e até 2018!


Monica Martinez
Coordenadora da JCF Mythological Roundtable® Núcleo da Granja Viana-SP (Brasil)*
http://fundacaojosephcampbell.blogspot.com
https://www.facebook.com/groups/177343475613567

Nenhum comentário:

Postar um comentário