O relato do encontro de inverno de 2015

A psicóloga Maria Beatriz Szilli

Numa tarde de sábado quente e seca, fluiu com leveza reunião em que a psicóloga Maria Beatriz Szilli conduziu as discussões sobre a parte III do livro As Máscaras de Deus, Mitologia Criativa (Editora Palas Athena). 

No capítulo O Caminho e a Vida, Szilli destacou a importância de Parsifal para a compreensão da obra do mitólogo estadunidense Joseph Campbell (1904-1987).

Os participantes do encontro

Ela destacou também a questão dos estudos das relações de gênero, em particular na perspectiva da Marija Gimbutas (1921-1994). Os últimos livros de Gimbutas, The Goddesses and Gods of Old Europe (1974), The Language of the Goddesses (1989), e The Civilization of the Goddess (1991), permanecem sem tradução em português.




Na oportunidade, celebramos uma novidade: depois de oito anos de atividades, o Núcleo Granja Viana-SP foi elevado à condição de chartered Mythological Roundtable Group® pela Fundação Joseph Campbell dos Estados Unidos. Segundo o coordenador mundial do programa, Martin Weyers, foi uma forma de agradecer aos integrantes da comunidade MRT Granja Viana-SP pela "grande dedicação, lealdade e confiabilidade" ao longo de quase uma década.

"É uma parte importante de nossa agenda ajudar indivíduos a se sentirem parte dessa história maior apontada por Joseph Campbell como uma das mentes mais brilhantes do século passado", compartilha Meyers.

Por Monica Martinez









Comentários