Integrante do Núcleo lança livro sobre mito

O livro Mito e comunicação: a importância da mitologia e sua presença na mídia parte da premissa de que é necessária a desvinculação do termo mito da idéia de história de ficção, mentira, irrealidade ou associações do gênero.
 
Afinal, mito e mitologia são bem mais do que simples histórias, são instrumentos de compreensão do mundo. Produzem e abraçam significados. E assim precisam ser entendidos: de forma compreensiva, no diálogo com os diferentes saberes e conhecimentos.
 
O foco deste livro é a forma como essas narrativas vêm sendo tratadas pela mídia. Aí entra a análise de um produto midiático, o programa Catalendas, da TV Cultura do Pará, com a intenção de investigar até que ponto a sua visão se aproxima da proposta de compreensão de mitos apresentada pelos mais importantes estudiosos contemporâneos do assunto.
 
Toda essa preocupação com a mitologia, a preservação da cultura oral popular nacional e a relação desses dois elementos com os meios de comunicação, é importante e necessária. E merece ser investigada sob um ponto de vista epistêmico compreensivo: que abraça e que respeita. Que integra sentidos.
 
Este livro afirma a urgente necessidade de mudança na visão enviesada, simplista e reducionista que a sociedade contemporânea mantém sobre o mito. Assim como é preciso mudar a maneira com que a mídia em geral aborda o assunto.
 
Gabriel Lage Neto
Doutorando em Comunicação e Semiótica na PUC-SP e mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero, onde integra o grupo de pesquisa “Comunicação, Jornalismo e Epistemologia da Compreensão.
 
Serviço: O livro Mito e comunicação: a importância da mitologia e sua presença na mídia, pode ser adquirido no site da Livraria Cultura: http://www.livrariacultura.com.br

Comentários