O livro Mito e comunicação: a
importância da mitologia e sua presença na mídia parte da premissa de que é
necessária a desvinculação do termo mito da idéia de história de ficção, mentira,
irrealidade ou associações do gênero.
Afinal, mito e mitologia são bem mais do que
simples histórias, são instrumentos de compreensão do mundo.
Produzem e abraçam significados. E assim precisam ser entendidos: de forma
compreensiva, no diálogo com os diferentes saberes e conhecimentos.
O foco deste livro é a forma como essas narrativas vêm
sendo tratadas pela mídia. Aí entra a análise de um produto midiático, o
programa Catalendas, da TV Cultura do Pará, com a intenção de investigar até
que ponto a sua visão se aproxima da proposta de compreensão de mitos
apresentada pelos mais importantes estudiosos contemporâneos do assunto.
Toda essa preocupação com a mitologia, a preservação da cultura oral
popular nacional e a relação desses dois elementos com os meios de comunicação,
é importante e necessária. E merece ser investigada sob um ponto de vista
epistêmico compreensivo: que abraça e que respeita. Que integra sentidos.
Este livro afirma a urgente necessidade de mudança na visão enviesada,
simplista e reducionista que a sociedade contemporânea mantém sobre o mito.
Assim como é preciso mudar a maneira com que a mídia em geral aborda o assunto.
Gabriel Lage
Neto
Doutorando em Comunicação e Semiótica na PUC-SP e mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero, onde integra o grupo de pesquisa “Comunicação, Jornalismo e Epistemologia da Compreensão.
Serviço: O livro Mito e
comunicação: a importância da mitologia e sua presença na mídia, pode ser
adquirido no site da Livraria Cultura: http://www.livrariacultura.com.br
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