domingo, 11 de novembro de 2012

Encontro de Primavera com Ivy Ramadan

A palestrante Ivy Ramadan
Foi com clareza e elegância que a docente Ivonete Ramadan discorreu sobre a Parte IV do livro As Máscaras de Deus – Mitologia Primitiva durante o Encontro de Primavera do Núcleo Granja Viana-SP da Fundação Joseph Campbell.
                Antes, porém, de falar sobre a Arqueologia do Mito, ela fez uma síntese do conteúdo das três partes abordadas nos três últimos encontros, respectivamente de verão, outono e inverno.
                A partir desta base sólida, Ivy – apelido que recebeu não faz muito tempo e que adotou – falou sobre o desenvolvimento mitológico durante o período Paleolítico – a famosa Idade da Pedra Lascada, quando se começou a fazer artefatos e a lidar com o fogo – e o período Neolítico – conhecido como idade da Pedra Polida – há cerca de 10 mil anos, quando o ser humano começou a se fixar em locais de terra fértil e água abundante.
Os participantes do Encontro de Primavera de 2012
                Para finalizar, abordou um dos pontos-chave da obra campbelliana: a função do mito, que conclui a obra. Neste livro em particular, Campbell enfatiza os aspectos pessoais e sociais do mito, ou seja, seu papel norteador na compreensão das fases da vida do indivíduo e seu papel estruturador da vida em sociedade.
No destaque, a fotógrafa deste encontro, Amanda de Paula
                

Com isso, foram encerradas as atividades do Núcleo Granja Viana-SP em 2012. O próximo encontro será realizado após o Carnaval, em 16 de fevereiro de 2013, quando começaremos a estudar o segundo volume da série: As Máscaras de Deus – Mitologia Ocidental. 

Em tempo: o vídeo-síntese da palestra pode ser acessado em http://youtu.be/qM7cvww4zhY

Boas férias e até 2013!

Nenhum comentário:

Postar um comentário