Encontro de Inverno com Paulo Nogueira

O convidado a apresentar o terceiro capítulo do livro As Máscaras de Deus: Mitologia Primitiva, de Joseph Campbell, foi o professor Paulo Nogueira, doutor em Teologia pela Universidade de Heidelberg (Ruprecht-Karls) (1991. Nogueira, que atua como professor titular da Pós-graduação em Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo, falou com a habitual desenvoltura sobre a mitologia dos caçadores primitivos.


Paulo Nogueira e esposa, Luciana
O tema – que envolve os caçadores nômades do paleolítico, bem como a transição para os agricultores sedentários do neolítico – é mais atual do que nunca. Isso porque ele envolve questões atualíssimas como a violência (“quem, quando e onde se pode matar?”), o lazer (“o lazer ocidental é centrado na morte e na sexualidade”) e a morte na contemporaneidade (“temos horror e fascínio por ela”).
“Contudo, não há como reconstituir o passado, voltarmos a ser coletores”, defende o professor Paulo Nogueira, sobre uma suposta volta ao Éden mítico. Uma dica pode ser usar a mitologia – uma das chaves de nossa cultura – para compreender melhor os desafios de nossa complexa sociedade e, assim, tentar conviver nela de uma forma mais humana.


O grupo, logo após o debate
A fotógrafa desta edição, Amanda de Paula
Para apreciar um vídeo com a síntese do encontro, clique aqui.

Lembramos que o quarto encontro de 2012 será realizado em 10 de novembro de 2012.

Monica Martinez
Coordenadora da JCF Mythological Roundtable® Núcleo da Granja Viana-SP (Brasil)*
http://fundacaojosephcampbell.blogspot.com
www.facebook.com/monicamartinezbr

Monica Martinez


Comentários