Encontro de Outono de 2012 com Adélia Hill

O clima estava frio e chuvoso no final de semana em que ocorreu o Encontro de Outono do Núcleo Granja Viana-SP da Fundação Joseph Campbell.

Integrantes do Núcleo Granja Viana-SP
Mas a fala calma e calorosa da psicóloga junguiana Adélia Hill aqueceu na temperatura certa os debates em torno do segundo capítulo do livro As Máscaras de Deus: Mitologia Primitiva, de Joseph Campbell.

Adélia fez uma síntese da parte sobre os agricultores primitivos, que pode ser assistida no Youtube. Em adição, numa perspectiva antropológica, a palestrante falou sobre os Kahunas, tradição dos sacerdotes havaianos que estuda com dedicação há mais de vinte anos.

A psicóloga Adélia Hill
Esta tradição teve um reavivamento nos anos 1970, sobretudo um segmento chamado Ho´oponopono, que se trata de um antigo processo haviano de estímulo ao perdão e à reconciliação. Prática que, na contemporaneidade, é cada vez mais necessária para o entrosamento entre os seres humanos, mergulhados num contexto por vezes superficial do mundo digital.

A palestrante é autora de Celebrando a Jornada do Herói, lançado recentemente pela editora Riemma, à venda nas principais livrarias do país.

Ao lado, o autor da fotografia do grupo, o estudante Pedro Carvalho Jarava, que veio de Campinas (SP) com o pai, o engenheiro Paulo Jarava, para participar do evento.

Aproveitamos a oportunidade para lembrar as datas dos próximos encontros. Interessados devem enviar um e-mail confirmando presença para nucleogranjavianajcf@gmail.com:



  • Encontro de Inverno: 18 de agosto de 2012 (parte III).
  • Palestrante: Prof. Dr. Paulo Nogueira, do programa de pós-graduação em Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp).

  • Encontro de Primavera: 10 de novembro de 2012 (parte IV e conclusão).

  • Os encontros são realizados na Igreja Santo Antonio (Rua Santo Antonio, 486, localizada no km 24 da Rodovia Raposo Tavares, sentido Cotia, sempre aos sábados das 14h às 17h.


    Com um abraço,

    Monica Martinez
    Coordenadora do Núcleo Granja Viana -SP -
    Joseph Campbell Foundation's Mythological RoundTable®

    Comentários