Encontro de Verão de 2012




Vinte e seis pessoas se reuniram na tarde de sábado, 11 de fevereiro de 2012, para ouvir a palestra do Prof. Dr. Dimas A. Künsch sobre a primeira parte do livro As Máscaras de Deus, Mitologia Primitiva (Palas Athena), que o Núcleo Granja Viana-SP da Fundação Joseph Campbell estuda este ano.

Graduado em Teologia pela Leopold-Franzens Universität, Innsbruck, Áustria (1984) e em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira (1977), Dimas A. Künsch é doutor em Ciências da Comunicação pela USP (2004) e mestre em Integração da América Latina pela mesma instituição (1999). Atualmente é coordenador da Pós-Graduação do Mestrado em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero.
Durante o encontro, o docente comentou o capítulo inicial da quadrilogia As Máscaras de Deus, volume 1, relacionando-o com o livro mais conhecido do estadunidense Joseph Campbell, um estudioso da mitologia ou da história espiritual comum da humanidade. “No prefácio de O Herói de Mil Faces, Campbell ressalta a importância de se aprender a gramática dos símbolos”, lembra Künsch.

O professor também ressaltou o fato de que mitologia não é coisa do passado. Ao contrário, está bem presente na vida de todos nós. “É este mundo complicado que o mito tenta narrar”, destaca.
O Encontro de Outono do Núcleo Granja Viana-SP da Fundação Joseph Campbell será realizado no dia 12 de maio de 2012. Para informações, escreva para o e-mail nucleogranjavianajcf@gmail.com.

Monica Martinez
Coordenadora do Núcleo Granja Viana - SP da
Fundação Joseph Campbell

Comentários