Encontro reune três roundtables de São Paulo

Foi realizado no sábado, 10 de abril de 2010, encontro com Robert Walter, presidente da Joseph Campbell Foundation, e participantes das três mythic roundtables de São Paulo (Granja Viana-SP, São Paulo e Campinas).
O encontro, aberto a interessados em geral, foi realizado no Instituto Brincante, na Vila Madalena (SP), espaço que permitiu uma simpática performance artística introdutória.
Em seguida, Walter (na foto, à direita, tendo à sua esquerda seu tradutor oficial no país, Rafael Souza) falou com desenvoltura sobre um tema caro à Campbell: o caminho para a bem-aventurança.
A tradução da palavra bliss para o português é complexa, mas o sentido é o de bem-estar num nível que transcende o aspecto simplesmente material. "Campbell dizia que a bem-aventurança envolvia três palavras em sânscrito: sat (que significa ser), chit (consciência) e ananda (bem-aventurança ou arrebatamento). Ele dizia que não sabia bem onde se localizava a consciência ou o ser, mas que decididamente sabia quando estava arrebatado", lembra Walter.
O presidente da Joseph Campbell Foundation ensina um passo extra para cada um saber qual é seu arrebatamento: "lembre do que você fazia quando criança que o enlevava, que criava aquela sensação de que não havia espaço nem tempo. É esta a sensação que se sente quando se está em bliss".
Por Monica Martinez

Comentários